Muita Falta de Sacanagem - O Prejuízo da Petrobrás 
 
No primeiro mandato do governo Lula foi anunciado ao país, com pompa e circunstância, a autossuficiência energética, seja do etanol, em que seríamos o maior produtor de combustível renovável, como também de petróleo. By Caça Vazamento Porto Alegre
 
 
Desde então, o que temos assistido é o colapso da produção de etanol, de um lado, e a Petrobrás deslizando continuamente para sua apropriação indébita por parte do PT e sua "base aliada", vítima de processos irracionais de administração e produção.
 
Assim é o modo petista de administrar: a Petrobras apresentou o prejuízo da ordem de R$ 1,346 bilhão no segundo trimestre de 2012. No entanto, é necessário ampliar a análise desse prejuízo para entender como a falta de planejamento estratégico no setor energético, que sempre esteve a cargo da presidente Dilma, desde a posse do presidente Lula em 2003, nos trouxe até aqui.  
 
Segundo a presidente da Petrobras, Graça Foster, o atual resultado é creditado ao câmbio, ao aumento de importação da gasolina, e aos preços dos combustíveis praticados pela empresa, sob as ordens do Planalto, abaixo dos preços internacionais, num subsídio a toda economia arcado pela estatal.
 
A importação de gasolina pelo Brasil cresceu 13% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Na primeira metade do ano, o consumo de gasolina avançou 7% em relação ao primeiro semestre de 2011. 
 
O governo trabalhava com um cenário de expansão de produção de etanol, o que não aconteceu. Não houve planejamento para aumento de produção de gasolina em território nacional. 
 
As novas refinarias, todas atrasadas em seus cronogramas, também não estão sendo construídas para aumentar a produção de gasolina, serão focadas na produção de diesel. 
 
Ou seja, houve uma falha monumental de planejamento estratégico no setor, o que desencadeou a necessidade de importação crescente de gasolina, o que gera dependência externa e instabilidade de preços internos. Caça Vazamento Porto Alegre 
 
 
 
Como é possível o governo incentivar a compra de carros, como foi feito nos últimos anos, sem ter uma correta estratégia de expansão da oferta de combustíveis?
 
A política de manutenção dos preços internos da gasolina, descolados dos preços internacionais, é um subsídio que mascara a situação da economia do país. 
 
Mantém-se o preço, à custa da Petrobras, para que não haja inflação, já que o aumento dos combustíveis impacta nos custos de toda a economia. 
 
Poderia fazer sentido se fôssemos autossuficientes em petróleo e derivados, mas a alardeada autonomia em petróleo fruto da lorota propagandística do governo Lula durou muito pouco tempo e voltamos a ser importadores e nunca conseguimos autossuficiência em derivados, como a gasolina. O episódio demonstra que não há planejamento estratégico para o crescimento nacional. 
 
Dessa vez o problema está exatamente no setor que a presidente mais domina: o de energia, o que desmente a sua tão exaltada competência administrativa.
 
Os governos Lula e Dilma não conseguiram, até hoje, formular uma política de desenvolvimento nacional, tendo sido guiados pelos ventos internacionais e respondido à conjuntura, sem projetar um futuro para o país. Caça Vazamento Porto Alegre
 

 

 

Contato

Telefones para contato
(51) 3013-2370
(51) 9999-9530
Caça Vazamento Porto Alegre - Central de Orçamento (51) 3013-2370 / 9999 -9530 - Desentupidora Porto Alegre - Dedetizadora Porto Alegre
Avenida São Paulo, 245 - São Geraldo / Navegantes - Porto Alegre - RS, 90230-161 (0xx)51 3224-0691
Grupo Porto Alegre atende todos as Cidades do Rio Grande do Sul:

Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Viamão, Dois Irmãos, Eldorado do Sul, Glorinha, Ivoti, Nova Hartz, Triunfo, Charqueadas, Nova Santa Rita, Montenegro, Taquara, São Jerônimo, Arroio dos Ratos, Santo Antônio da Patrulha, Igrejinha , Aceguá, Alegrete, Alto Erval Novo, Alto Feliz, Alto Paredão, Arroio do Meio, Arroio do Padre, Arroio do Sal, Arroio do Sol, Arroio do Tigre, Arroio Dos Ratos, Bagé, Balneário Pinhal, Bandeirinha, Banhado do Colégio, Barra do Guarita, Bela Vista, Bento Gonçalves, Boa Esperança, Boa Vista, Boca do Monte, Bom Jardim, Bom Jesus, Butiá, Butiás, Caçapava do Sul, Cacequi, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Cambará do Sul, Campina das Missões, Campinas, Campo Bom, Candelária, Canela, Canguçu, Capão, Capão Comprido, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Carajá Seival, Carazinho, Charqueadas, Cristal, Cristo Redentor, Cristo Rei, Cruz Alta, Cruzeiro do Sul, Dois Irmãos, Dom Pedrito, Dom Pedro de Alcântara, Douradilho, Eldorado do Sul, Eletra, Encruzilhada, Encruzilhada do Sul, Erechim, Espumoso, Estância Grande, Estância Velha, Esteio, Faria Lemos, Farroupilha, Flores da Cunha, Floresta, Garibaldi, Garibaldina, Gentil, Rolante, Getúlio Vargas, Giruá, Glória, Grama, Gramado, Gravataí, Guaíba, Herval, Hidráulica, Igrejinha, Ijuí, Ilha dos Marinheiros, Imbé, Ivoti, Jaguarão, João Rodrigues, Júlio de Castilhos, Lagoa dos Três Cantos, Lagoa Vermelha, Lajeadinho, Lajeado, Mauá, Maximiliano de Almeida, Minas do Leão, Modelo, Monte Alverne, Monte Bonito, Montenegro, Mormaço, Morrinhos, Nova Hartz, Nova Milano, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Santa Rita, Nova Sardenha, Nova Tramandaí, Novo Hamburgo, Osório, Oswaldo Cruz, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Passo Novo, Pavão, Pedras Brancas, Pedro Osório, Pinhal, Pinhal Alto, Progresso, Quaraí, Quaraim, Quinze de Novembro, Rosário do Sul, Sananduva, Santa Bárbara, Santa Bárbara do Sul, Santa Clara do Sul, Santa Cristina, Santa Cruz da Concórdia, Santa Cruz do Sul, Santa Flora, Santa Inês, Santa Luiza, Santa Maria do Herval, Santa Rita, Santa Rosa, Santa Teresinha, Santa Vitória do Palmar, Santana, Santo Ângelo, Santo Antônio, Santo Antônio da Patrulha, Santo Antônio do Planalto, Santo Augusto, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Luís Gonzaga, São Marcos, São Martinho, São Paulo das Tunas, São Pedro, São Pedro do Sul, São Roque, São Sepé, São Lourenço das Missões, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Saraiva, Sarandi, Soledade, Sossego, Taim, Tapejara, Tapera, Tapes, Taquara, Taquari, Terra de Areia, Teutônia, Torres, Touro Passo, Tramandaí, Três Coroas, Três de Maio, Três Forquilhas, Três Passos, Triunfo, Uruguaiana, Vacaria, Vale dos Vinhedos, Vale Verde, Vanini, Venâncio Aires, Vendinha , Veranópolis, Vertentes, Vicente Dutra, Xangri Lá